MATRIZ CURRICULAR
Para integralizar o curso e ter direito ao certificado de conclusão da Especialização em História, Ciência, Ensino e Sociedade, o estudante deverá cursar e ser aprovado em um mínimo de 480h em disciplinas e, ao final do curso, elaborar um trabalho de conclusão a ser avaliado por uma banca.
As disciplinas devem ser cursadas em prazo máximo de 2 (dois) anos. Para iniciar o curso, é obrigatório realizar uma ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem – o Moodle, onde são disponibilizadas todas as aulas e atividades a serem realizadas totalmente a distância.
São oferecidas 14 disciplinas durante o período do curso, das quais o aluno deve cursar e ser aprovado no mínimo em 13 delas.
Abaixo apresentamos os detalhes destas disciplinas a partir de suas ementas:
Metodologia Científica
Ementa: O que é metodologia científica? Para que serve? A ciência: um tipo de conhecimento dentre outros. A ciência e o senso comum. Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais. Métodos quantitativos e métodos qualitativos: limites e complementaridades. Questões éticas na pesquisa científica. A pergunta de pesquisa e formulação do problema de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. A importância da teoria. Métodos, técnicas, procedimentos de pesquisa, cronograma e referências bibliográficas. Análise dos dados.
Currículo e Educação
Ementa: Introdução às concepções, dimensões e teorias de currículo. Currículo, compreensões e teorias; História social do currículo e a criação de disciplinas escolares; Currículo e políticas educacionais; Currículo e conhecimento escolar; Currículo e cultura escolar; Currículo e formação de professores; Currículo na pós-modernidade; Mídia e Currículo; Currículo e tecnologias do eu. Currículo e complexidade.
Didática do Ensino Superior
Ementa: Universidade, modelo universitário brasileiro e docência no ensino superior. Processos de ensino-aprendizagem. Planejamento de cursos, disciplinas, e aulas. Estratégias didáticas, recursos e material de apoio. A interdisciplinaridade no ensino superior. Avaliação no ensino superior. Orientação de trabalhos acadêmicos (IC, TCC).
Ciência, Educação, Sociedade e Ambiente
Ementa: Educação científica na sociedade contemporânea: articulações com a cultura e a construção da cidadania. Globalização e a semiperiferia da Ciência. Sociedade de risco, dinâmica e complexa: criticidade, pensamento complexo e reflexividade.
Teorias e Modelos de Ensino-aprendizagem
Ementa: Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo das principais teorias de ensino e aprendizagem. Análise da perspectiva de complementaridade entre as diversas abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias de ensino e aprendizagem para o ensino de ciências.
História das Ciências e Educação Científica
Ementa: Compreensão da relação da História das Ciências e da Educação Científica. Potencialidade da História das Ciências no fomento ao ensino de ciências reflexivo, crítico e cidadão. Relação das diferentes abordagens historiográficas e metodológicas da História das Ciências e seu diálogo com o ensino de ciências. Práticas em História das Ciências.
Práticas e Projetos de Ensino
Ementa: A disciplina tem como eixo principal elementos da construção do método científico e a prática investigativa através de projetos e ações de ensino. Além disso, versará sobre as tendências metodológicas de ensino de ciências. Discutirá a construção de projetos escolares que estimulem a investigação na prática tanto dos professores quanto dos alunos.
Formação de Professores e Espaço Escolar
Ementa: Esta disciplina considera que o espaço escolar abrange múltiplas questões, demandas e conflitos que os professores precisam levar em conta em sua prática cotidiana. Por isso, trata-se convidar o professor a entrar em contato, refletir e propor soluções para temas diversos que emergem do próprio cotidiano escolar.
CTS e Ensino
Ementa: O movimento CTS: histórico, objetivos e modalidades. Ética e Moral na prática científica. Pesquisa em educação e ensino CTS. Configurações curriculares e o ensino CTS. Questões sociocientíficas no ensino.
Educação Não Formal e Divulgação Científica
Ementa: Discussão dos conceitos de educação científica não formal, divulgação científica e alfabetização científica. Análise crítica da prática educativa em ambientes de educação não formal. A importância social e educativa da divulgação/popularização das ciências e a sua comunicação pública. Perspectiva histórica das políticas de popularização da ciência no Brasil e no mundo. Ciência e público. Análise de diferentes dispositivos de divulgação/popularização e de comunicação pública das ciências. Possibilidades de pesquisa e de ações de divulgação científica. Aspectos gerais da divulgação do conhecimento científico.
Educação Científica, Sexualidades e Gênero
Ementa: Escola e desigualdades sociais. Ciência moderna e estudos de gênero: campo de debate, conceitos e desafios. Objetividade e conhecimento situado nos estudos de gênero. Estudo das relações entre educação, práxis pedagógica e sexualidade humana: gênero como categoria de análise. Sexualidade – gênero: aspectos bio-psico-históricos e sociais. Gênero, raça, classe social e representações da natureza. História das ciências na perspectiva de gênero
Historiografia da História das Ciências
Ementa: Discussão de temas importantes ao debate historiográfico e sua relação com a História das Ciências. Dentre os conteúdos estudados, destacamos: o conceito histórico de tempo, práticas e metodologias aplicadas ao ofício do historiador, as diferentes escolas historiográficas: a Escola dos Annales, a Nova História, as influências da Antropologia na narrativa histórica; a historiografia da História das Ciências, a partir de suas vertentes historiográficas; a construção do conhecimento histórico sobre as ciências e a perspectiva sociocultural.
Tendências Investigativas em Formação de Professores
Ementa: Considerando a relevância da formação de professores no contexto atual da educação científica e matemática, no que se refere às necessidades sociais postas no âmbito da educação, esta disciplina pretende aprofundar a análise dos caminhos percorridos no campo da formação e no desenvolvimento desses profissionais. As temáticas a serem abordadas são: Os saberes, o professor reflexivo e o professor pesquisador – profissionalização no cenário das transformações sociais e educacionais contemporâneas; conceitos de profissionalização e desenvolvimento profissional no contexto das necessidades dos professores nas escolas; determinações históricas e sociais dos conceitos amplamente disseminados de formação inicial e de formação continuada.